UNIVERSIDADE de COIMBRA
Cidade de
História e Património
... de colinas e de rio ...
... de partidas e chegadas…
!!! CIDADE REAL !!!
1290 - D. Dinis cria os Estudos Gerais em Lisboa. Carta da fundação da Universidade em Portugal (“Scientiani Thesaurus Mirabilis”) sob aprovação papal de Nicolau IV, o Studium Generale, contando quatro áreas do saber distintas: Artes, Medicina, Direito Canónico, Direito Civil - Leis.
1308 - D. Dinis transfere o Estudo Geral para Coimbra bula do Papa Clemente V
1309 - O Estudo Geral recebe o seu primeiro estatuto, a “Charta magna privilegiorum”.
1338 - D. Fernando cria um novo estatuto estudantil e o Studio Generale regressa a Lisboa,
1354 - D. Fernando volta a transferir a Universidade para Coimbra, onde se mantém até 1377
1357/8 - D. Fernando transfere-a para Lisboa. Nova Reforma introduzindo-se as faculdades de Gramática, Lógica e a separação do Direito Canónico do Direito Civil, sob aprovação do Papa Clemente VII
1503 - Estatutos Manuelinos
Desde o reinado de D. Manuel I, todos os Reis de Portugal passaram a ter o título de «Protetores» da Universidade, podendo nomear professores e emitir estatutos.
1537 - D. João III passa definitivamente a Universidade para Coimbra que se instala nos Paços cedidos pelo rei D. João III para a sua acomodação. Manda construir uma torre a João de Ruão, com o respectivo relógio e sinos, pois segundo D. João III “nã podia aver boa ordem sem relógio”
1544: Todas as Faculdades da Universidade de Coimbra se reúnem no Pateo das Escolas.
1559 - Em 1 de Novembro entra em funcionamento em Portugal uma universidade jesuítica, a Universidade de Évora
1597 - A Universidade faz a aquisição do Paço da Alcáçova a Filipe I, por 30 mil cruzados, o qual passou imediatamente a designar-se Paço das Escolas.
1725 - No reinado de D. João V, João Frederico Ludovice terá feito o risco para o portal da Biblioteca, construída entre 1716 e 1725.
1773 - No mesmo reinado é construída a Torre da Universidade de Coimbra (1728-1733) estilo Barroco. Nesta Torre está colocada, entre outros sinos, a célebre «cabra», que marcava as horas do despertar e do recolher dos estudantes.
(Curiosidade; o relógio andava sempre atrasado 15 minutos para facilitar a vida aos estudantes mais "pontuais")
(Curiosidade; o relógio andava sempre atrasado 15 minutos para facilitar a vida aos estudantes mais "pontuais")
A Torre da Universidade de Coimbra está dividida em 4 corpos.
No primeiro fica naturalmente a entrada, o segundo apresenta 5 janelas: a primeira e a quinta em arco mais 3 janelas rectangulares, o terceiro corpo é dos sinos e o quarto e último é o terraço com varandim, onde se instalou o famoso relógio com quatro mostradores, construído em Paris no ano de 1857.
Da base ao topo, uma longa escadaria em caracol com 180 degraus ao todo e 34 metros de altura
1772 - Reforma Pombalina
1836 - Fusão da Faculdade de Cânones e de Leis na Faculdade de Direito, e que veio a contribuir fortemente para a construção do novo aparelho legal liberalista.
INSIGNIA VNIVERSITATIS CONIMBRIGENSIS (1)
1911 - A Universidade recebe novos estatutos
1940 - 10 de Agosto recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (atribuído por Óscar Carmona)
1942 - 1969 profunda alteração do espaço da Universidade.
Demolição de grande parte da Alta de Coimbra para construção de novos edifícios fora do espaço do Paço das Escolas: Faculdade de Letras. Medicina, Biblioteca e Matemáticas
1989 - Novos Estatutos
??? Novo selo ou logotipo da UC ???
(modernices "doutamente" fundamentadas)
(modernices "doutamente" fundamentadas)
O "selo" representa a Sapientia coroada, em pé, com um livro aberto na mão esquerda, e um ceptro terminado em esfera armilar na direita. No chão encontram-se alguns livros e um crivo, do lado direito e um mocho do lado esquerdo. Este conjunto está enquadrado por um pórtico gótico e tem à volta na metade inferior a legenda INSIGNIA VNIVERSITATIS CONIMBRIGENSIS
Sapintitia que a gíria académica baptizou de Minerva
A história da representação simbólica da UC é complexa.
Lembremo-nos que a Universidade de Coimbra tem mais de sete séculos, é uma das mais antigas da Europa.
D. Dinis, em 1309, estabelece a obrigatoriedade de ter "selo" próprio.
D. Manuel reforça a norma mas, anteriormente a 1537, não há documento sobre o "selo".
Em 1597 (Estatutos Filipinos) há uma descrição completa sobre as insígnias e respectiva figuração gráfica.
"sam hua figua de hua molher, que representa a sapiência, assentada com hua esphera na mão, rodeada de livros, & hua letra ao redor q diz: Per me Reges regnant, & legum conditores iusta decernunt"
Aí se estipula que estas insígnias serão apostas "em todas as fabricas, peças de prata, ornamentos ricos, & mais obras, & livros dela" e a legenda "Insígnia Vniversitatis Conimbricen"
Via Latina
A Sala Grande dos Actos é a principal sala da Universidade de Coimbra, local onde se realizam as mais importantes cerimónias da vida académica
Antiga Sala do Rei, foi remodelado pelo mestre Marcos Pires durante a segunda década do século de quinhentos.
Foi na Sala Grande dos Actos que ocorreram importantes episódios da vida da nação portuguesa, não fosse esta a Sala do Trono do Paço Real da Alcáçova, onde foi a aclamação de D. João I, Rei de Portugal. Esta alcáçova foi também o local onde viveram todos os Reis de Portugal durante a primeira Dinastia Portuguesa (1143-1383).
Em meados do século XVII a Sala dos Capelos (*) foi definitivamente transformada pelo mestre construtor António Tavares, mestre responsável por muitas outras obras da Universidade. Estas remodelações foram patrocinadas e levadas a efeito durante o reitorado de D. Manuel de Saldanha. No início do século XVIII a Sala voltou a ser submetida a obras, então dirigidas por Gaspar Ferreira que, entre outras coisas, renovou as coberturas e reforçou as paredes, fechando as janelas, varandas e portas manuelinas.
A pintura dos painéis do tecto é da autoria de Jacinto Pereira da Costa. Todas as obras gerais de pintura datam dos anos em torno de 1655, nas quais trabalharam em empreitadas de menor vulto Inácio da Fonseca e Luís Álvares.
As grandes telas com as figuras dos Reis de Portugal, desde D. Afonso Henriques até D. João IV, são da autoria do pintor Carlos Falch, um dinamarquês radicado em Portugal. As restantes são da autoria de diversos artistas (como João Batista Ribeiro, Columbano), e foram sendo colocadas de acordo com a sucessão dos monarcas.
O trabalho de carpintaria esteve a cargo de mestre Francisco de Morais, também responsável pelas molduras para os retratos pintados por Carlos Falch. As grades de madeira exótica foram executadas por Manuel da Costa e André de Almeida. Os azulejos com uma magnífica policromia e do tipo tapete foram fabricados em Lisboa.
Das diversas cerimónias que aí têm lugar destaca-se como primeira e mais emblemática a defesa de tese do Doutoramento, prova obrigatória para a obtenção do grau de Doutor. O candidato deve apresentar-se devidamente trajado com o hábito talar (calça preta – ou saia para as senhoras-, batina, camisa branca, capa preta comprida e sapatos pretos) perante o júri, também envergando as vestes talares da UC.
Após a prova, o novo Doutor dirige-se de novo à Sala dos Capelos para solicitar ao Reitor as insígnias doutorais: a Borla (barrete que simboliza a inteligência) e o Capelo (pequena capa curta de seda e veludo que simboliza a ciência), ambos da cor correspondente à Faculdade que concedeu o grau académico.
Esta cerimónia solene, designada por Imposição de Insígnias, conta com a presença de todos os Doutores da Universidade que se apresentam com as respectivas insígnias.
Esta cerimónia solene, designada por Imposição de Insígnias, conta com a presença de todos os Doutores da Universidade que se apresentam com as respectivas insígnias.
É na Sala dos Capelos que se realizam as cerimónias mais importantes da Vida Académica:
* Cerimónia de Abertura Solene das Aulas;
* Cerimónia de Investidura do Reitor de 4 em 4 anos;
* Defesa da Tese de Doutoramento para obtenção do Grau de Doutor;
* Doutoramentos Honoris Causa que distinguem ilustres personalidade nacionais e estrangeiras no mundo da Ciência, Arte, Literatura, Economia, Política, Paz, Direitos Humanos...
* Cerimónia de Abertura Solene das Aulas;
* Cerimónia de Investidura do Reitor de 4 em 4 anos;
* Defesa da Tese de Doutoramento para obtenção do Grau de Doutor;
* Doutoramentos Honoris Causa que distinguem ilustres personalidade nacionais e estrangeiras no mundo da Ciência, Arte, Literatura, Economia, Política, Paz, Direitos Humanos...
Todas estas Cerimónias são acompanhadas pelos Archeiros e pela CHARAMELA (agrupamento musical da Universidade) que acompanha os préstitos -cortejos académicos- conferindo-lhes enorme brilho e dignidade e terminam a cerimónia tocando o Hino Académico posicionando-se ao fundo da sala, do lado direito.
Calcar na imagem para ouvir o Hino Académico
(*) Sala dos Capelos
É que existe uma tradição em Coimbra em que os novos Doutores vão até essa Sala solicitar ao Reitor as insígnias doutorais, no caso, a Borla, que é um barrete simbolizando a inteligência e o tal Capelo, uma capa curta que simboliza a ciência.
O nome dessa solenidade é Imposição das Insígnia !!!
As insígnias têm sempre a cor da respectiva Faculdade
Borla - Barrete / enfeite em forma de círculo, geralmente de madeira, recoberto de seda, com fios pendentes, preso pelo torçal que circunda a pala ou a gola da beca.
Capelo - uma capa curta que simboliza a ciência.
Cortejo de doutoramento em marcha pelo Pátio da Universidade
Doutores da Faculdade de Psicologia
Capela de São Miguel - Universidade de Coimbra
Calcar para ouvir Luís Goes
Séc. XII A primitiva Capela de São Miguel remonta ao reinado de D. Afonso Henriques,
Séc XVI - XVIII A actual é obra inteiramente manuelina pelo traço de Marcos Pires que, após a sua morte em 1521, deixou a obra inacabada. Nas obras de acabamento trabalharam Diogo de Castilho e João de Ruão, entre outros.
Quando a Universidade adquiriu o Palácio (1597), tomou posse igualmente da Capela que manteve o privilégio real. A Capela foi alvo de pequenas remodelações ao longo dos séculos XVII e XVIII. O revestimento azulejar da capela-mor datará de 1613, e a nave foi revestida com azulejos tipo “tapete” que foram fabricados em Lisboa. A pintura do tecto deve-se ao lisboeta Francisco Ferreira de Araújo e foi renovado mais tarde por António José Gonçalves das Neves.
Estatutos de 1591
EPÍTOME1309 - Primeiros - D Dinis
1431 - Segundos reinado de D. João I
1503 - Terceiros reinado de D. Mnauel I, primeiro protector da Universidade eleito pelo corpo docente da Universidade
1559 - Quartos reinado de D. Sebastião
1591 - Quintos reinado de Filipe
1772 - Estatutos Pombalinos, reinado de D. José I
1911 - Novos Estatutos
1989 - Estatutos actualmente em vigor - DR 1ª Série N 197 de 28-8-89
2004 - Primeira alteração - Despacho Normativo Nº 30/2004
BIBLIOTECA JOANINA (D. João V) séc XVIII (construída entre 1717 e 1728)
Arquiva documentos anteriores a 1800
A Biblioteca é composta por 3 pisos 2 dos quais abaixo do nível do Páteo e ao lado direito das Escadas de Minerva
O Piso Nobre da Biblioteca é um espaço ricamente decorado, face mais emblemática da Casa da Livraria, onde se podem encontrar cerca de 40 mil preciosos livros.
O Piso Intermédio é o local de trabalho e funcionou como casa da Guarda.
Piso Inferior, consta da Prisão Académica, que de 1773 até 1834 foi o local de clausura dos estudantes.
A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, século XVIII, substituiu a antiga Casa da Livraria Universitária.
Piso Nobre
No Piso Nobre da Biblioteca destacam-se as três salas que comunicam entre si por arcos decorados e totalmente revestidos de estantes, encimados pelo escudo real:
Na primeira sala contrasta o ouro sobre fundo verde;
Na segunda, o dourado destaca-se num fundo vermelho e
Na última um fundo negro dá vida aos detalhes áureos.
As paredes estão cobertas por estantes de dois andares, em madeiras exóticas, douradas e policromadas, e os tectos que cobrem o espaço, pintados por Simões Ribeiro e Vicente Nunes, apresentam motivos alusivos às artes e às ciências coroados, ao centro, pela figura da Sapiência Divina.
Vista Geral do Interior da Universidade de Coimbra
Curiosidades sobre a Biblioteca Joanina
* À noite, após o fecho da Biblioteca, uma colónia de morcegos contribui para a boa manutenção dos livros comendo os insectos. As mesas ficam tapadas com peles que as protegem dos dejectos dos animais.
* No cofre da Biblioteca Joanina encontram-se exemplares de extrema raridade, como uma primeira edição dos Lusíadas, uma Bíblia Hebraica, editada na segunda metade do século XV, de que apenas existem cerca de 20 exemplares em todo o mundo, ou ainda a Bíblia Latina das 48 Linhas – assim chamada por possuir, exactamente, 48 linhas por página – impressa em 1462 por dois sócios de Gutenberg, considerada a mais bela das primeiras quatro bíblias impressas.
* Construída sobre uma prisão medieval, que mais tarde foi prisão académica, a Biblioteca Joanina dá ainda hoje acesso aos subterrâneos, que podem também ser visitados.
Biblioteca Geral 1962
No século XX, entre 1942 e 1960 as instalações da antiga Faculdade de Letras foram adaptadas à nova biblioteca Biblioteca Geral que abriu em 1962.
Este Edifício Novo abriga um acervo de mais de 1 milhão de títulos num espaço de 7.000 m2.
A Porta Férrea é a porta de entrada no edifício que outrora foi do velho Paço Real da Alcáçova
https://www.360meridianos.com/dica/6-curiosidades-sobre-a-universidade-de-coimbra
Se essa era uma cidadela com funções de defesa precisava ter um grande portão.
Com a vinda dos reis e depois com a vinda dos estudantes, a função militar deixou de ser tão importante, mas o espaço não perdeu imponência.
Ao entorno de um grande portão de ferro, no século XVII, o portal foi todo decorado com símbolos importantes para a Universidade, como a Sapiência, a insígnia da Universidade, os reis D. Dinis (fundador da Universidade) e D. João III (que também tem, desde 1950 uma monumental estátua no meio do Paço), além de representações das faculdades maiores: Leis, Medicina, Teologia e Cânones.
A Alcáçova, zona elevada da cidade onde residiam as autoridades e com funções de defesa viria a ser morada de reis portugueses a partir de 1130, tornando-se o primeiro Paço Real de Portugal.
No segundo terço do século XVII – quando as preocupações com a segurança tinham perdido relevância e as próprias torres da cerca da cidade, de há muito, tinham sido convertidas em habitações – levantou-se a Porta Férrea, cuja iconografia adopta linguagem claramente universitária.
A entrada e o exterior da Porta Férrea são coroados pela figura da Sapiência – a insígnia da Universidade, que figura também no empedrado do passeio que antecede a entrada.
Lateralmente, estão representadas, as faculdades maiores: no lado exterior, Leis e Medicina e, na face interior, Teologia e Cânones.
Porta de Minerva - No interior do Páteo da Universidade e ao lado esquerdo há uma segunda porta -PORTA DE MINERVA- para acesso à UC, pelas Escadas de Minerva
Torre da Universidade
A cabra e o cabrão, casal de caprinos em qualquer parte do mundo, tem uma excepção em Coimbra.
Na Cidade dos Estudantes este casal de caprinos transforma-se num par de sinos da Torre da Universidade.
Os dois primeiros sinos estão ligados à vida académica e há muito foram assim baptizados porque -a Cabra- sino vespertino, anuncia o fim das aulas às 18 horas e lembra que os estudantes a partir desta hora ficam sujeitos a vários tipos de praxe, nomeadamente os caloiros (estudantes com uma primeira matrícula) que ficam obrigados a recolher a penates.
O segundo, sino matutino -o Cabrão- , malquisto por todos, toca pela primeira vez às 7h30 minutos para despertar os alunos e chamá-los para as aulas.
Ontem como hoje, a batida deste sino, conhecida como o Toque da Cabra, é um fenómeno que convoca a união e o sentimento comunitário e de clã dos estudantes de Coimbra, e também um símbolo que marca toda esta estrutura hierarquizada que é o corpo estudantil conimbricense.
(O badalo da cabra já foi "roubado" algumas vezes, pois se ele não tocasse nesse dia não havia aulas)
O terceiro -o Balão- é um sino que se encarrega de anunciar as solenidades e tem dois modos de tocar: balanceando ou repicando
Há ainda um quarto sino mais pequeno e que tem a missão de acompanhar os outros toques.
Os sinos tocavam por balanceamento do respectivo.
Actualmente está tudo muito modernizado, os dadalos já desapareceram e foram substituídos por toques mecânico e automatizados
O Quarto de Hora Académico
O batimento das horas estava 15 minutos atrasado em relação à hora legal, era o chamado "quarto de hora académico" 15 minutos de tolerância, tendo em conta "premiar" os estudantes mais preguiçosos, e não eram poucos, pois desde os tempos medievais sempre foi bem conhecida a vida boémia destes "bons" escolares.
(ainda hoje há de tudo)
A célebre Cabra
Réplica da "Cabra" doado pela Universidade de Coimbra (UC) à Universidade de São Paulo (USP) em 1954. por ocasião das comemorações do quarto centenário da fundação da cidade de São Paulo
Os quatro sinos
A torre tem 4 sinos
* Cabra - Do lado Oeste de 1741 , refundido em 1900 -- Virado para a Baixa
* Cabrão - Virado a Este datado de 1824
* Balão - O maior, datado de 1561 e virado a Norte
O "pequenitatis" virado Sul
Clicar na Torre para ouvir os sinos
O Relógio, visível e audível de muitos dos espaços urbanos, apresenta 4 mostradores
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, localizado no coração da cidade de Coimbra desde 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal, estende-se por mais de 13 ha em terrenos que na sua maior parte foram doados pelos frades Beneditinos.
O Botânico Avelar Brotero
(1744-1828), nos finais do século XVIII foi o seu principal responsável e
grande dinamizador do espaço.
Em 1887 foi erguida no Jardim Botânico a primeira estátua em Portugal a homenagear um homem da ciência.
Por sugestão de Júlio Henriques, foi edificada a estátua de Avelar Brotero junto à entrada principal do Jardim.
CURIOSIDADE
Em 1887 foi erguida no Jardim Botânico a primeira estátua em Portugal a homenagear um homem da ciência.
Por sugestão de Júlio Henriques, foi edificada a estátua de Avelar Brotero junto à entrada principal do Jardim.
Entre o século XIX e XX outro ilustre responsável foi Júlio Henriques
(1838-1828) e que durante 40 anos foi Director do Botânico
SINOPSE CRONOLÓGICA
1774
- Está pronto a receber as primeiras plantas
1791
- O quadrado central fica pronto. Ergue-se o portão (D. Maria I)
1807
- O JB é alargado com a compra da Cerca do Colégio de São José dos Marianos que
aumentou para o dobro a área do jardim
1814-1821
- Retomam-se as obras (paradas por causa das Invasões Francesas) foi construída
a imponente gradaria em pedra, ferro e bronze, a cerca do Jardim e aprovado o
projecto para o portão principal colocado em 1884 (junto ao Aqueduto de São
Sebastião - Arcos do Jardim)
1834-1854
- Feitos os lances de escadas da Alameda Central
1868
- Extinto o Colégio de São Bento e entregue à Faculdade de Filosofia Natural,
nele se instalam as várias dependências do Jardim
1852
- 1865 - Projecto da Estufa concluída em 1865
1876
- O Jardim ficou com 5 estufas: Estufa Fria, Estufa Quente,
Estufa Tropical, Estufa de Orquídeas e Estufa de Fetos
Gravura de 1867 ao fundo os Arcos do Jardim -Aqueduto de S. Sebastião- em frente o Quadrado Central, ao fundo e à esquerda parte do Colégio de S. Bento
1878-1918 - Júlio Henrique Director
do Jardim Botânico durante 40 anos. Veio
a falecer com 90 anos em 1928 (1838-1928)
Jardim Botânico - 1880
Ao fundo o Aqueduto de São Sebastião construído entre 1568 e 1570 (reinado de D. Sebastião)
Júlio Henriques nomeado Director do Jardim Botânico em 1873
Espaços do Jardim:
Alameda das Tílias, Estufa Grande, Recanto Tropical, Quadrado Central - Fontanário,
Estufa Fria, Escolas Sistemáticas-Escola Médica, Bambuzal-Capela de São Bento,
Mata, Portão Principal (são 3 os portões: o do Aqueduto, o da Alameda
Júlio Henriques e o do Colégio Universitário de São José dos Marianos (Hospital
Militar Regional Nº 2 até 2009)
Coimbra - Jardim Botânico - Portão Principal - Alameda Júlio Henriques (1884)
e Monumento a Avelar Brotero
Avelar Brotero 1887
(Primeira estátua erigida em Portugal a um Homem de Ciência)
e Monumento a Avelar Brotero
Avelar Brotero 1887
(Primeira estátua erigida em Portugal a um Homem de Ciência)
Convento de
São Bento - Coimbra - Proprietários do espaço onde o Marquês de Pombal
projectou a construção do Jardim Botânico
Aqueduto de São Sebastião e Igreja do Colégio de São Bento
Deve-se a
Fr. Diogo de Murça, da Ordem de São Jerónimo, nomeado por D. João III, em 1543,
4.º Reitor da Universidade desde a sua transferência definitiva para Coimbra, a
fundação, em 1555, de um Colégio Universitário para os «Monges-estudantes de S.
Bento»
Sendo
comendatário do Mosteiro de S. Miguel de Refojos (Cabeceiras de Basto), Fr.
Diogo de Murça conseguiu, em 1549, obter bula papal, autorizando-o a, com as
rendas desse Mosteiro, fundar três colégios em Coimbra: um da Ordem de São
Bento, outro da Ordem de São Jerónimo e outro para colegiais pobres (que não
chegou a ser erigido).
Poucos anos
depois da instituição do Colégio, os beneditinos adquiriram uma vasta
propriedade no sítio da Genicoca, na encosta voltada a sudeste da muralha da
cidade, terreno que, com o andar dos anos, foram aumentando e dilatando até
chegarem ao rio, no sítio que ficou conhecido por “porto dos Bentos” e “ínsua
dos Bentos”.
Foi na parte
mais elevada do terreno, junto aos arcos do Aqueduto de S. Sebastião
(construído entre 1568 e 1570), que iniciaram, em 1576, a construção do
imponente Colégio (o segundo maior em área construída, a seguir ao Colégio de
Jesus, mas suplantando este pela localização privilegiada e pela esplêndida
cerca). As obras do Colégio de S. Bento finalizaram com a construção da Igreja,
sagrada em 19 de Março de 1634 por Frei Leão de São Tomás, que nela foi
sepultado.
Com
a extinção das ordens religiosas, em 1834, ficou abandonado o edifício de S.
Bento.
Nesta
área há um antes e um depois do "Mata Frades" que ainda por cima era
natural de Coimbra cujo povo lhe pagou bem as atrocidades cometidas nunca
permitindo que a sua estátua, colocada no Largo da Portagem, tivesse honras de
inauguração.
Mata Frades já pode repousar tranquilamente, pois nos finais do século XX e inícios do século XXI foi apeado pelos muitos "quarenta e quatros" entretanto germinados
Em 1836,
parte foi entregue à Universidade para o alugar para habitação de lentes,
estudantes e empregado
Em
1848, outra parte foi reservada à colocação de estabelecimentos científicos
universitários, especialmente ligados ao Jardim Botânico e gabinetes de
agricultura.
O mais grave
foi a destinação, em 1849, de parte do edifício para quartel militar (“As
barbaridades, vandalismos selvagens e actos de rapinagem, que a soldadesca
então lá praticou, constituem uma das páginas vergonhosas da história daquele
tempo
1869/1870, o
Liceu de Coimbra é transferido do Colégio das Artes para o Colégio de S. Bento
1880 o
templo fechou-se, e seguiu-se a devastação. Arrancaram-se os riquíssimos
retábulos e os cadeirais do coro e o edifício tomou o aspecto duma casa
saqueada, abandonada, em ruínas.
Foram
roubados os azulejos, até à altura onde podia chegar-se de cima de um banco ou
duma mesa, e houve até quem se entretivesse a alvejar a revólver, apontando a
azulejos e partindo-os ou lascando-os.
Em finais de
1931, iniciou-se a demolição da Igreja de S. Bento.
O
crime consumou-se em Janeiro de 1932.
1931-32 -Destruição da
Igreja de São Bento
---
Destruíram a Igreja de São Bento mas assim se alargou a rua do Arco da
Traição.
...
e nem sequer cuidaram de fazer o levantamento do edifício da Igreja, das
magníficas cantarias, azulejos e rico espólio
Os vândalos
estão de parabéns... !!!!"
Apenas se conservam, no Museu Machado de Castro, cinco peças provenientes da Igreja de S. Bento:
* duas belas esculturas de madeira (uma “Pietà” e um “S. Miguel”), da autoria do bracarense Manuel de Sousa, nascido entre 1645 e 1650 e que, por volta dos 30 anos, ingressou no mosteiro de Tibães, a casa- mãe dos beneditinos, adoptando o nome de Frei Cipriano da Cruz;
* um cálice em prata dourada oferecido por D. Gueda Mendes em 1152 ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos;
* e uma escudela e uma * jarra de altar, em “louça de Málaga”.
(Texto respigado do Jornal "O Poney" da autoria de Mário Torres)
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